Rápido e devagar: duas formas de pensar

                                                   
Em Rápido e devagar: duas formas de pensar, Daniel Kahneman prêmio nobel em economia traz uma longa análise e reflexão sobre como tomamos decisões e em quais critérios nos apoiamos para tomá-las. O livro surpreende em muitos momentos, principalmente em situações que o autor mostra que tomamos decisões menos favoráveis por ser iludidos pelo nosso sistema cognitivo.
O título do livro rápido e devagar é uma abordagem sobre tomadas de decisão e como elas são processadas pelo cérebro. Já reparou que quando algo caí ou vem na sua direção você toma decisões sem tomar consciência delas? É como dirigir, você não pensa nas suas ações, pois elas são tomadas pelo sistema rápido, chamado pelo autor de sistema 1. Os pensamento mais complexos e trabalhosos vão para o sistema 2 ou pensamento devagar. Quando alguém te pergunta algo complicado, já notou que você para tudo que está fazendo, se estiver caminhando por exemplo, você fica parado até achar a resposta? Nesse momento é seu sistema 2 que está trabalhando e ele exige tanta energia que seu cérebro fica totalmente focado nele.
O autor nos mostra no livro em quais momentos da nossa vida nós acionamos o sistema 1 ( rápido ) e sistema 2 ( devagar ) e como isso influencia no resultado final, nossas escolhas. Como ele é um nobel em economia o livro vai inclinar para essa área quase que totalmente. Quase toda reflexão do livro vai girar em torno de economia, estatística e matemática. Em alguns momentos o autor trabalha algumas questões comportamentais que fogem aos tópicos mencionados, mas o conteúdo predominante é economia, estatística e matemática.
O livro traz muitas abordagens diferentes para entender nosso esquema cognitivo e o autor trabalha muito a ideia de viés cognitivo ou os conhecidos gatilhos mentais, processos que nossos cérebros tomam para fazer escolhas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog